Doutorandos

Adriana dos Santos Lopes     

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9206338347519028

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (2018) e Mestre em Ciências, concentração em Botânica (Recursos Econômicos Vegetais) pela Universidade de São Paulo (2021), onde trabalhou com a resposta de antioxidantes enzimáticos e não enzimáticos em Brittonodoxa subpinnata (Sematophyllaceae), um musgo, sob influência da sazonalidade. Atualmente doutoranda em Botânica, cujo projeto pretende analisar e compreender a variação sazonal no potencial antioxidante (enzimático e não enzimático) e perfil químico de Isotachis aubertii (Balantiopsidaceae), uma hepática, pertencente ao grupo das Briófitas. Atualmente são poucos os estudos que buscam compreender o sistema antioxidante desse grupo de plantas quando comparados aos relacionados a angiospermas.

Edgar Miguel Peña Hidalgo      

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3564680740448818

Possui graduações em Biologia e microbiologia industrial pela Universidade Javeriana. Mestrado em ciências biológicas (Botânica) pelo Instituto de Biociências, e atualmente doutorando em Ciências Biológicas (Botânica) na Universidade de São Paulo trabalhando com o perfil químico e potencial citotóxico de espécies e fungos endofíticos de Bignoniaceae. Possui experiencia em caracterização e isolamento de alcaloides, avaliação de atividades biológicas, CLAE analítica e semipreparativa, assim como CG-EM e identificação de produtos naturais por Ressonância magnética nuclear (RMN). Interesse no trabalho com produtos naturais de fontes vegetais ou de microrganismos, isolamento e caracterização de moléculas, avaliação de atividades biológicas, etnobotânica e biotecnologia.

Elielson Rodrigo Silveira     

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9072556734358721

Possuo graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista – UNIP, Mestrado em Botânica pelo Instituto de Biociências e, atualmente, é doutorando do Departamento de Botânica da Universidade de São Paulo – USP. Minhas linhas de pesquisas na área de fitoquímica consistem principalmente em caracterização química de espécies vegetais, avaliação de atividades biológicas, análise de constituintes de óleos voláteis e de ceras cuticulares. De forma mais recente, desenvolvo no meu doutorado uma pesquisa que visa avaliar o emprego de extratos vegetais de Caryophyllales como indutores de resistência viral em abobrinha (Cucurbita pepo L). Dessa forma, busco desvendar o mecanismo de ação desses extratos no processo de indução a resistência contra agentes patogênicos, principalmente sobre o zucchini yelow mosaic virus (ZYMV).

Juliana Cajado Souza Carvalho    

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2772809898498180

Possui graduação em Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2012) e mestrado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é aluna de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Botânica (IB-USP), onde desenvolve o projeto Fridericia (Bignoniaceae): estudo fitoquímico e bioatividades. Possui experiência nas áreas de ciência e tecnologia de alimentos, isolamento e identificação de produtos naturais e bioatividades.

Lucas Girotto Lagreca da Silva     

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7114913791626001

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília e Mestre em Botânica pela mesma instituição, atualmente está vinculado ao Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP) a nível de doutorado sob a supervisão da Prof. Dra. Déborah Yara A. C. dos Santos na área de fitoquímica e fitotoxicidade de metabólitos secundários produzidos por Leucaena leucocephala.

Lucas Paradizo Roma     

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9859190235561825

Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e mestrado na área de Botânica pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP). Atualmente é aluno de Doutorado com o projeto de pesquisa intitulado: “Decifrando a cutícula em samambaias”. Este estudo tem como principal objetivo analisar química e morfologicamente a cutícula vegetal de diversas espécies de samambaias (Polipodiopsida) brasileiras, com enfoque em aspectos evolutivos e ecológicos.

Tamara Machado Matos     

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8178500707448250

Bióloga graduada pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), mestra em ciências com ênfase na área de Botânica pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP). Atualmente é aluna de Doutorado com o projeto “Avaliação dos Mecanismos de Tolerância sob Condições de Estresses em Polytrichum juniperinum Hedw. (Polytrichaceae - Bryophyta)”, que tem como principal objetivo verificar se o gametófito deste musgo, submetido primeiramente a um período de restrição hídrica, apresenta alguma alteração na resposta ao aumento de radiação UV-B, a fim de contribuir com um melhor entendimento, a partir de um enfoque evolutivo, dos mecanismos de proteção nas embriófitas.

Wilton Ricardo Sala-Carvalho     

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/054664265991327

Possuo graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo e Mestrado em Botânica pela Universidade de São Paulo (IB-USP), onde trabalhei com atividades biológicas de extratos de Hyptis lacustris, uma Lamiaceae nativa da Mata Atlântica. Atualmente sou doutorando no Laboratório de Fitoquímica (IB-USP) desenvolvendo projeto que visa verificar se há diferença na constituição química de Brittonodoxa subpinnata, um musgo que ocorre no Cerrado e na Mata Atlântica. O objetivo central do projeto é comparar populações do Cerrado e Mata Atlântica durante dois períodos do ano, estação chuvosa e seca, a fim verificar se há síntese diferenciada de metabólitos secundários em resposta às variações climáticas e/ou aos diferentes domínios fitogeográficos.