Adriana dos Santos Lopes
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9206338347519028
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (2018) e Mestre em Ciências, concentração em Botânica (Recursos Econômicos Vegetais) pela Universidade de São Paulo (2021), onde trabalhou com a resposta de antioxidantes enzimáticos e não enzimáticos em Brittonodoxa subpinnata (Sematophyllaceae), um musgo, sob influência da sazonalidade. Atualmente doutoranda em Botânica, cujo projeto pretende analisar e compreender a variação sazonal no potencial antioxidante (enzimático e não enzimático) e perfil químico de Isotachis aubertii (Balantiopsidaceae), uma hepática, pertencente ao grupo das Briófitas. Atualmente são poucos os estudos que buscam compreender o sistema antioxidante desse grupo de plantas quando comparados aos relacionados a angiospermas.
Elielson Rodrigo Silveira
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9072556734358721
Possuo graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista – UNIP, Mestrado em Botânica pelo Instituto de Biociências e, atualmente, é doutorando do Departamento de Botânica da Universidade de São Paulo – USP. Minhas linhas de pesquisas na área de fitoquímica consistem principalmente em caracterização química de espécies vegetais, avaliação de atividades biológicas, análise de constituintes de óleos voláteis e de ceras cuticulares. De forma mais recente, desenvolvo no meu doutorado uma pesquisa que visa avaliar o emprego de extratos vegetais de Caryophyllales como indutores de resistência viral em abobrinha (Cucurbita pepo L). Dessa forma, busco desvendar o mecanismo de ação desses extratos no processo de indução a resistência contra agentes patogênicos, principalmente sobre o zucchini yelow mosaic virus (ZYMV).
Ivan Hurtado Caceres
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2615592258667185
Sou biólogo, Mestre em Botânica pela Universidade de São Paulo (USP) (2024), com foco exclusivo de estudo em metabolômica de plantas, especificamente de plantas não modelo. Atualmente, sou doutorando no mesmo departamento, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Cláudia Maria Furlan, onde temos trabalhado na descrição do perfil metabólico de espécies de antóceros nativas do Brasil, contribuindo para o avanço das aplicações metabolômicas em pesquisas sobre a biodiversidade de antóceros do Neotrópico.
Lucas Girotto Lagreca da Silva
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7114913791626001
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília e Mestre em Botânica pela mesma instituição, atualmente está vinculado ao Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP) a nível de doutorado sob a supervisão da Prof. Dra. Déborah Yara A. C. dos Santos na área de fitoquímica e fitotoxicidade de metabólitos secundários produzidos por Leucaena leucocephala.
Marcos Lorenzi Martins
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1128967260908229
Biólogo (bacharel e licenciado) formado pela Universidade São Judas Tadeu (2018), com especialização em Toxinas de Interesse em Saúde pelo Instituto Butantan (CEFOR-SUS). Mestre em Botânica pelo Instituto de Biociências da USP, na linha de Recursos Econômicos Vegetais. Atualmente, doutorando no mesmo programa com o projeto “Clado Catolesia (Eupatorieae, Asteraceae): Estudo fitoquímico e atividades biológicas”, sob orientação do Prof. Dr. Marcelo J. Pena Ferreira. Trabalho com metabólitos secundários das plantas e bioprospecção de compostos bioativos, utilizando técnicas cromatográficas, redes moleculares e desreplicação. No projeto, atuo desde a análise dos extratos até a purificação e identificação das substâncias por métodos espectroscópicos e espectrométricos, além de realizar ensaios voltados à investigação de diferentes bioatividades.
Tamara Machado Matos
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8178500707448250
Bióloga graduada pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), mestra em ciências com ênfase na área de Botânica pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP). Atualmente é aluna de Doutorado com o projeto “Avaliação dos Mecanismos de Tolerância sob Condições de Estresses em Polytrichum juniperinum Hedw. (Polytrichaceae - Bryophyta)”, que tem como principal objetivo verificar se o gametófito deste musgo, submetido primeiramente a um período de restrição hídrica, apresenta alguma alteração na resposta ao aumento de radiação UV-B, a fim de contribuir com um melhor entendimento, a partir de um enfoque evolutivo, dos mecanismos de proteção nas embriófitas.